O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (27), durante evento no Sertão da Paraíba, que acredita que Deus deixou a região sem água porque sabia que ele se tornaria presidente e levaria água a população.
“Graças a Deus descobri uma coisa: Deus deixou o Sertão sem água porque ele sabia que eu iria ser presidente da República e iria trazer água para cá”, disse Lula, durante a inauguração do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios (PB).
O presidente citou sua história de vida como um dos motivos que o levaram a priorizar obras hídricas no Nordeste. “Somente uma pessoa que tinha passado fome, que com sete anos de idade carregava pote na cabeça, era capaz de trazer água para cá”, afirmou.
O Ramal do Apodi faz parte da transposição do Rio São Francisco. A água saiu da barragem de Caiçara e percorreu o trecho até o Rápido Arruído, como forma de testar o funcionamento das estruturas recém-construídas.
Com extensão de 115,5 km, o ramal passa por três estados —Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte— e se estende até o reservatório da barragem Angicos, no município de José da Penha (RN), segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O evento contou com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB).