Morreu na noite deste sábado (20), aos 68 anos, o sacerdote Monsenhor José Nicodemos Rodrigues de Sousa, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Areia, no Brejo. O padre deixa um legado que se confunde com a própria história recente da Igreja Católica no Brejo paraibano. Reconhecido por sua capacidade de articulação institucional e zelo pastoral, Nicodemos foi o principal idealizador do Memorial Frei Damião, marco do turismo religioso nordestino.
Natural de Dona Ines, na Paraíba, foi ordenado diácono em 1985 e, em 2 de fevereiro de 1986, recebeu a ordenação sacerdotal em Guarabira, cidade que se tornaria o epicentro de sua atuação pública.
O início do ministério de Monsenhor Nicodemos foi marcado pela passagem em Pirpirituba, onde atuou como vigário e administrador paroquial entre 1986 e 1991.
Contudo, foi na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, que ele estabeleceu seu maior período de influência. Nomeado administrador da Catedral em 1991 e, posteriormente, pároco em 1994, em 2016, foi eleito administrador da Diocese de Guarabira, cargo que ocupou por quase um ano durante o período de vacância episcopal. Atualmente, o religioso dedicava seus esforços à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Areia, mantendo o compromisso com a evangelização no Brejo.