
O Ministério Público Eleitoral solicitou a cassação dos mandatos do prefeito de Alagoinha, Alírio Filho (MDB), e do vice-prefeito Jerfferson Daniel (PP), por suposto abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. A ex-prefeita Maria de Zé Roberto (PSDB), que chefiava a administração à época da campanha, também é alvo da ação.
Segundo a promotora Rebecca Braz Vieira de Melo, da 9ª Zona Eleitoral, com sede em Alagoa Grande, os gestores teriam sido beneficiados pelo uso da estrutura da Prefeitura de Alagoinha para fins eleitorais. Entre as práticas apontadas estão a distribuição massiva de auxílios financeiros, aquisição e entrega gratuita de bens, concessão indiscriminada de cestas básicas, contratações temporárias sem justificativa e o uso promocional da publicidade institucional para exaltação pessoal dos envolvidos.
A representação destaca a existência de “prova robusta e inconteste” de que as condutas vedadas comprometeram a normalidade e o equilíbrio do pleito. Diante disso, o MP Eleitoral pede não apenas a cassação dos diplomas de Alírio e Jerfferson, mas também a declaração de inelegibilidade dos três envolvidos pelo prazo de oito anos, além da aplicação de multa.
O caso será julgado pela Justiça Eleitoral da Paraíba. Até o momento, os citados não se pronunciaram oficialmente sobre as acusações.