O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu nesta segunda-feira (21) ostentando a tornozeleira eletrônica que foi instalada na última sexta-feira (18), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A imagem foi publicada nas redes sociais do deputado federal Maurício do Vôlei (PL-MG), que acompanhava o ex-presidente e escreveu: “Maior injustiça da história desse país. NÃO VOU DESISTIR DO NOSSO BRASIL.”
Na foto, é possível ver o equipamento preso à perna esquerda de Bolsonaro, em um registro descontraído e cuidadosamente posado. A decisão judicial integra o conjunto de medidas cautelares impostas no âmbito das investigações que apuram a tentativa de golpe e os ataques à democracia após o resultado das eleições de 2022.
Mais do que um simples registro, a publicação reforça a estratégia do ex-presidente de mobilizar sua base em torno da narrativa de que é alvo de “perseguição política”, ignorando os indícios que embasam as decisões do Supremo. O gesto revela a tentativa de transformar uma medida judicial em combustível simbólico para manter viva a militância mais radical.