Padre da Diocese de Guarabira oficializa saída da vida sacerdotal

O agora ex-padre é natual de Pirpirituba, no Brejo -- Reprodução.

O padre Joaquim Felipe Pontes oficializou sua saída definitiva da vida sacerdotal, conforme comunicado da Diocese de Guarabira divulgado nesta quarta-feira (26). Ele é natural de Pirpirituba e atuou por anos na paróquia de Tacima e em Pilõezinhos, no agreste paraibano, e, em 2023, havia solicitado licença para administrar o Eco Clube Vale Verde, empreendimento da família.

Agora, em carta enviada ao bispo diocesano, pediu sua exoneração do estado clerical e a dispensa do celibato. A Diocese informou que o pedido foi aceito, resultando na suspensão de suas funções sacerdotais, conforme prevê o Código de Direito Canônico.

Em nota oficial, a Diocese de Guarabira comunicou que a decisão foi tomada após as devidas deliberações e procedimentos internos. Agradeceu ainda a compreensão da comunidade e destacou que o caso seguiu as diretrizes da Igreja Católica.

Confira a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

A Diocese de Guarabira-PB informa que, após deliberações e em conformidade com o que determina o Código do Direito Canônico, foi decidida a suspensão do uso da ordem sacerdotal ao Pe. Joaquim Felipe Pontes.

Esta decisão foi tomada com base na carta enviada pelo Pe. Joaquim ao Bispo Diocesano, na qual pede por via graciosa a demissão do estado clerical e a dispensa da obrigação do celibato.
Agradecemos a compreensão de todos.
Atenciosamente,

Assessoria da Pascom Diocesana
Diocese de Guarabira-PB

Postagem Anterior Próxima Postagem